Blog

Home / Blog / Dicas / Você sabe quais são os pilares da educação humanista?
Dicas

Você sabe quais são os pilares da educação humanista?

08.Pilares educação humanista

A sociedade muda muito o tempo todo, e isso abre espaço também para novas discussões sobre o bem-estar físico e psicológico das pessoas. Pode ser no trabalho ou no ambiente escolar, cada vez mais o tratamento humanista é colocado em prática, gerando um ambiente mais confortável, respeitoso e confiável para todos os envolvidos.

Que tal levar esse aspecto também para dentro das escolas? A verdade é que a prática humanista no ambiente escolar está ganhando vários seguidores, como diretores, coordenadores e professores! Você sabe quais são os pilares deste conceito? Fica aqui com a gente neste post que vamos te contar tudo

O que é educação humanista?

Antes de falar sobre os pilares, vamos relembrar juntos o que é a Educação Humanista, ok? O desafio dessa abordagem é transformar o jeito como os estudantes encaram a rotina escolar, colocando-os como protagonistas no processo de aprendizagem e abordando temas que os façam pensar de forma mais humana em relação à sociedade.

Com essa rotina estimulante e participativa, os estudantes criam memórias afetivas com a escola e têm muito mais motivação para continuar estudando. O resultado disso é um ambiente educacional leve e acolhedor.

Os pilares da educação humanista

O objetivo é proporcionar mais conhecimento aos estudantes, mas para isso, a Educação Humanista se baseia nesses pilares que vamos conhecer agora:

Visão de mundo única

Cada pessoa é um ser particular, com visões de mundo individuais, e por isso é super normal que cada estudante tenha uma interpretação diferente sobre o mesmo tema. O papel da escola aqui é respeitar isso e estimular o debate e a manifestação das opiniões.

Tudo é conhecimento

Não é só o que aprendemos na escola que é importante. O que o mundo nos ensina pode ser tão importante quanto o conteúdo em sala de aula. A Educação Humanista compreende isso e acredita que a formação continuada, na casa do estudante e em suas relações pessoais, também são necessárias no ensino. A soma de todos esses conhecimentos é que forma um estudante integral, mais capacitado e que entende os princípios da civilidade.

Interação constante

A nova geração está tão acostumada com a interação com ferramentas digitais, que pode se desinteressar facilmente pelas atividades escolares. Por isso, a Educação Humanista incentiva os estudantes a ter contato com outros meios de ensino, tornando as crianças e jovens muito mais curiosos e autônomos.

Valores são importantes

As relações humanas são essenciais, por isso, os jovens entendem que é preciso cativar e ser responsável por cada interação com os outros. O aprendizado aqui é sobre questões éticas, de bondade, gentileza e empatia, o que acontece por meio dos vínculos com colegas e professores.

O professor é um mediador

Na Educação Humanista, o professor é o mediador do conhecimento, orientando os estudantes na busca pelo aprendizado. É o professor que está presente para auxiliar nessa jornada, respeitando as individualidades de cada um. Os estudantes não podem ter a ideia que o professor é a figura que sabe tudo e impõe pensamentos jpa formulados, por isso, essa abordagem valoriza muito a relação e a troca entre professor e estudante.

Ambiente acolhedor

Estudantes sentados um atrás do outro em fileira, professor em pé na frente de todos. Essa é uma visão bem tradicional que mostra sinais claros de hierarquia, certo? A Educação Humanista quebra este conceito, criando um espaço escolar acolhedor e que estimule discussões e trocas de conhecimento entre estudantes e docentes.

Mudar a disposição física das cadeiras, como em um formato de círculo por exemplo, é importante para que todos se sintam mais acolhidos e pertencentes ao grupo.

Conclusão

Que bom perceber que o sistema tradicional de ensino está se modificando, e essa mudança é mais do que necessária para acompanhar as transformações de comportamento da sociedade, o que envolve também os modo como os estudantes encaram o mundo. Lembre-se: a escola deve procurar sempre se tornar mais atraente e acolhedora. A Educação agradece!

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Homem segurando tablet

Quer receber um conteúdo de qualidade? Se inscreva na nossa Newsletter!

Barra Lateral
Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.
Comece a digitar para ver as mensagens que você está procurando.