Há anos as discussões sobre mudanças no Ensino Médio acontecem no país, e o que pareciam ser apenas ideias, se tornou real. Com o Novo Ensino Médio, chegou a hora de as escolas se adaptarem às novas exigências propostas pelo Ministério da Educação.
Mas, calma! Entender tudo o que há de novo, não precisa ser um bicho de sete cabeças. Vamos te mostrar agora neste texto os pontos mais importantes para serem levados em consideração, combinado?
Conversar com a comunidade escolar
O Novo Ensino Médio traz mudanças significativas na carga horária dos estudantes, no currículo e também na rotina docente, por isso, toda a comunidade escolar precisa saber o que deve esperar num futuro próximo.
As mudanças envolvem a escola como um todo, e não apenas o estudante. Por isso, os gestores das instituições precisam criar um plano de comunicação super assertivo para que todos entendam as novas diretrizes educacionais. Como fazer isso? A prática deve envolver todo o corpo pedagógico, os estudantes, famílias e colaboradores que também contribuem para a aprendizagem dentro do ambiente escolar.
Tenha em mente que no começo tudo será novo para todos e algumas pessoas podem até apresentar alguma resistência. Afinal, mudanças podem assustar às vezes, não é? Mas com um canal de conversa aberto, amigável e focado em orientar e tirar dúvidas, com certeza logo logo todas as escolas estão alinhadas com o Novo Ensino Médio.
É hora de planejar!
O Novo Ensino Médio vai exigir a adequação da sua escola ao planejamento anual, afinal, o aumento de horas-aula e a criação de itinerários formativos vão impactar na quantidade de conteúdo aprendido ao longo desta fase de aprendizado.
Por isso, a palavra de ordem é planejar! Crie uma programação de aulas e disciplinas que contemple as novas exigências do MEC e também as necessidades de estudantes e professores. Lembre-se do ponto anterior: conversar com todos é a ferramenta mais útil para que juntos, cheguem a uma organização coerente com a nova realidade.
Formação continuada para os professores
Que os professores precisam estar sempre ligados às novas tendências da Educação, você já deve saber. Mas com o Novo Ensino Médio, essa necessidade é ainda maior, já que disciplinas como artes, filosofia, sociologia e inglês se tornaram obrigatórias e o itinerário formativo aprofunda o conhecimento dos estudantes nas matérias que eles têm mais afinidade.
A escola deve então motivar o corpo docente na importância da formação continuada, e os gestores podem auxiliar os professores nessa busca por capacitação. Que tal oferecer cursos e fazer parcerias com plataformas de ensino voltadas para o docente?
Essa mudança na forma de encarar as transformações que vêm por aí, vai criar uma rotina de cada vez mais aprendizado para todos dentro das escolas.
Escolha acolhedora? É aqui mesmo.
Outro objetivo do Novo Ensino Médio é mudar um pouco a imagem que as escolas passam para os estudantes. Muitos com certeza acham que frequentar as aulas é algo super chato e por isso não conseguem absorver todo o conteúdo passado.
A solução é criar um ambiente acolhedor, com mudanças no espaço físico tornando as salas de aula mais convidativas e motivadoras. Essas alterações devem considerar também que os estudantes passarão ainda mais tempo do dia dentro da escola, portanto uma área de descompressão é uma boa ideia para relaxar a mente antes de voltar para as aulas.
Conclusão
O Novo Ensino Médio já é realidade! E ele chegou para potencializar ainda mais o aprendizado do estudante, que também se transformou graças aos avanços da tecnologia. As mudanças estruturais e estratégicas com certeza vão melhorar o ensino e o bem-estar de todos da comunidade escolar.