Blog

Home / Blog / Dicas / Descubra aqui como adaptar a sua escola para o Novo Ensino Médio
Dicas

Descubra aqui como adaptar a sua escola para o Novo Ensino Médio

05.Novo Ensino Medio

Há anos as discussões sobre mudanças no Ensino Médio acontecem no país, e o que pareciam ser apenas ideias, se tornou real. Com o Novo Ensino Médio, chegou a hora de as escolas se adaptarem às novas exigências propostas pelo Ministério da Educação.

Mas, calma! Entender tudo o que há de novo, não precisa ser um bicho de sete cabeças. Vamos te mostrar agora neste texto os pontos mais importantes para serem levados em consideração, combinado?

Conversar com a comunidade escolar

O Novo Ensino Médio traz mudanças significativas na carga horária dos estudantes, no currículo e também na rotina docente, por isso, toda a comunidade escolar precisa saber o que deve esperar num futuro próximo.

As mudanças envolvem a escola como um todo, e não apenas o estudante. Por isso, os gestores das instituições precisam criar um plano de comunicação super assertivo para que todos entendam as novas diretrizes educacionais. Como fazer isso? A prática deve envolver todo o corpo pedagógico, os estudantes, famílias e colaboradores que também contribuem para a aprendizagem dentro do ambiente escolar.

Tenha em mente que no começo tudo será novo para todos e algumas pessoas podem até apresentar alguma resistência. Afinal, mudanças podem assustar às vezes, não é? Mas com um canal de conversa aberto, amigável e focado em orientar e tirar dúvidas, com certeza logo logo todas as escolas estão alinhadas com o Novo Ensino Médio.

É hora de planejar!

O Novo Ensino Médio vai exigir a adequação da sua escola ao planejamento anual, afinal, o aumento de horas-aula e a criação de itinerários formativos vão impactar na quantidade de conteúdo aprendido ao longo desta fase de aprendizado.

Por isso, a palavra de ordem é planejar! Crie uma programação de aulas e disciplinas que contemple as novas exigências do MEC e também as necessidades de estudantes e professores. Lembre-se do ponto anterior: conversar com todos é a ferramenta mais útil para que juntos, cheguem a uma organização coerente com a nova realidade.

Formação continuada para os professores

Que os professores precisam estar sempre ligados às novas tendências da Educação, você já deve saber. Mas com o Novo Ensino Médio, essa necessidade é ainda maior, já que disciplinas como artes, filosofia, sociologia e inglês se tornaram obrigatórias e o itinerário formativo aprofunda o conhecimento dos estudantes nas matérias que eles têm mais afinidade.

A escola deve então motivar o corpo docente na importância da formação continuada, e os gestores podem auxiliar os professores nessa busca por capacitação. Que tal oferecer cursos e fazer parcerias com plataformas de ensino voltadas para o docente?

Essa mudança na forma de encarar as transformações que vêm por aí, vai criar uma rotina de cada vez mais aprendizado para todos dentro das escolas.

Escolha acolhedora? É aqui mesmo.

Outro objetivo do Novo Ensino Médio é mudar um pouco a imagem que as escolas passam para os estudantes. Muitos com certeza acham que frequentar as aulas é algo super chato e por isso não conseguem absorver todo o conteúdo passado.

A solução é criar um ambiente acolhedor, com mudanças no espaço físico tornando as salas de aula mais convidativas e motivadoras. Essas alterações devem considerar também que os estudantes passarão ainda mais tempo do dia dentro da escola, portanto uma área de descompressão é uma boa ideia para relaxar a mente antes de voltar para as aulas.

Conclusão

O Novo Ensino Médio já é realidade! E ele chegou para potencializar ainda mais o aprendizado do estudante, que também se transformou graças aos avanços da tecnologia. As mudanças estruturais e estratégicas com certeza vão melhorar o ensino e o bem-estar de todos da comunidade escolar.

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Homem segurando tablet

Quer receber um conteúdo de qualidade? Se inscreva na nossa Newsletter!

Barra Lateral
Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.
Comece a digitar para ver as mensagens que você está procurando.