Blog

Home / Blog / Dicas / Como o COC trabalha a autonomia dos seus estudantes?
Dicas

Como o COC trabalha a autonomia dos seus estudantes?

11. Autonomia para alunos

Se você é educador ou professor, provavelmente já ouviu falar no desenvolvimento da autonomia, não é mesmo? Essa importante habilidade do século 21, deve ser inserida na prática do ensino, porque isso é fundamental tanto para a formação escolar dos estudantes desde cedo quanto para o crescimento pessoal. Com a autonomia, eles vão se tornar mais independentes e seguros, além de aprender a realizar diversas atividades sozinhos. 

O melhor é que o COC não fica fora desse processo de ensino! Com a nossa Plataforma de Educação, a autonomia é apresentada, desenvolvida e praticada por meio de livros e de experiências interativas entre os estudantes. Ficou com vontade de saber mais sobre isso? Continue aqui com a gente!

Como o COC trabalha a autonomia dos estudantes?

Os livros da Coleção Explorar, são um ótimo exemplo de como trabalhamos a autonomia! Eles apresentam atividades temáticas que contextualizam os conteúdos dentro dos campos de experiências da BNCC. Essas atividades são desenvolvidas de modo integrado e transversal. 

No livro do professor e na matriz do bimestre, existe ainda indicação do campo de experiência e do objetivo de aprendizagem e desenvolvimento de cada atividade. Conheça agora os dois campos de experiência que trabalham a autonomia dos estudantes da sua escola: 

O EU, O OUTRO E O NÓS: trabalha com as experiências de interação com os colegas e os adultos. Esse é o ponto de partida para as crianças construírem um modo próprio de agir, sentir e pensar, e descobrirem que existem outros modos de vida e uma grande diversidade de pessoas. Ao mesmo tempo que vivem suas primeiras experiências sociais, elas também desenvolvem autonomia e senso de autocuidado. 

ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES: este campo promove interações e brincadeiras para a criança observar e manipular objetos, explorar seu entorno, levantar hipóteses e buscar respostas às suas curiosidades e indagações. Isso amplia seu mundo físico e sociocultural e desenvolve a sua sensibilidade, incentivando um agir lúdico e um olhar poético sobre as pessoas e o mundo.

Desenvolver autonomia na escola é muito importante!

Até aqui já percebemos como desenvolver a autonomia dos estudantes na sua escola é uma prática importantíssima e que deve ser planejada desde as séries iniciais, certo? Dessa forma, as crianças e os jovens vão se acostumar aos mais diferentes desafios do dia a dia, aprendendo a encontrar soluções de forma prática e criativa. 

O raciocínio de cada estudantes será estimulado e treinado, sempre olhando para as decisões e caminhos que devem tomar de forma assertiva e pensando de forma crítica, construindo uma visão da sociedade como um todo. A autonomia é essencial também para desenvolver outras competências e habilidades super importantes para os estudos e o crescimento pessoal e profissional.

3 grandes dicas para trabalhar a autonomia na sua escola

Que tal algumas dicas incríveis para você organizar o planejamento da sua escola e incluir práticas que trabalham a autonomia dos seus estudantes? Confira abaixo:

  • Ambiente adequado: crie um local ideal para que as crianças desenvolvam a autonomia. E como deve ser esse espaço? Acolhedor e confortável, além de muito organizado com diversos itens que vão motivar os seus estudantes a explorar e a criar. Use formas, cores, sons e outros estímulos que os deixem mais focados e curiosos. Esse local pode ser na própria sala de aula ou em um lugar específico da escola.
  • Rotina de atividades: manter uma rotina com horas certas para realizar as atividades planejadas é essencial para que os seus estudantes compreendam os horários. Assim, eles vão saber como devem se organizar para as tarefas e terão muito mais responsabilidades diárias. 
  • Momentos de liberdade: os educadores também podem incentivar os estudantes a descobrir as coisas de forma independente, a fazer pesquisas e a desenvolver a criatividade e a curiosidade. Muitas atividades devem ter uma orientação, mas é importante também que existam momentos em que os seus estudantes possam ficar livres para aprender ou encontrar soluções por conta própria. 

Agora ficou bem mais fácil entender como o COC tem as soluções ideais para trabalhar a autonomia dos estudantes da sua escola, não é? Saiba mais sobre as vantagens de adquirir nossa plataforma de Educação em nosso blog

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Homem segurando tablet

Quer receber um conteúdo de qualidade? Se inscreva na nossa Newsletter!

Barra Lateral
Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.
Comece a digitar para ver as mensagens que você está procurando.