Blog

Home / Blog / Dicas / 4 dicas que talvez você não saiba para arrasar na prova de humanas do Enem
Dicas

4 dicas que talvez você não saiba para arrasar na prova de humanas do Enem

02.Dicas Enem

A prova de humanas do Enem traz 45 questões de história, geografia, filosofia e sociologia. Nós sabemos, são questões bem extensas e cansativas, por isso queremos te ajudar a mandar bem e garantir um bom desempenho no exame mais importante do país!

Separamos neste post, algumas dicas que você precisa seguir enquanto faz a prova. Você não quer perder essa, certo? Então continue lendo e boa prova!

1 – Leia com muita atenção

Parece óbvio, mas é importante lembrar dessa primeira dica. Você provavelmente já se acostumou com avaliações, trabalhos difíceis e atividades extensas das disciplinas de humanas, não é mesmo? Então você já sabe que é preciso ter muita atenção enquanto lê um texto de apoio e interpreta a questão a ser respondida.

No Enem, isso não é diferente: a prova de humanas é conhecida por ter muitos textos, artigos, notícias e gráficos. É aí que entra a grande dose de atenção em cada leitura durante o teste, já que informações importantes não podem passar despercebidas.

Então, qual seria a melhor maneira de exercitar a concentração e a capacidade de interpretação de texto? A gente conta pra você!

Faça exercícios sobre a matéria para ir se acostumando a diversos tipos de linguagem e abordagem que os textos podem ter. Assim, você também vai conseguir absorver outros dados relevantes para o entendimento da matéria. Deixe a preguiça de lado e mãos à obra!

2 – Interdisciplinaridade

O Enem tem mais uma característica muito importante em sua prova de humanas. Estamos falando da interdisciplinaridade, você sabe como ela se aplica no teste? É só lembrar que um mesmo texto de apoio pode ser usado como base para perguntas de disciplinas diferentes.

Viu como ter total atenção é ainda mais importante, se a gente pensar que um texto de história pode ser usado em geografia, por exemplo?

Lembre-se desta dica de ouro: as disciplinas se conversam o tempo todo, uma vez que um único tema pode ser abordado por diferentes pontos de vista. Pense na Revolução Industrial como tema principal de geografia. Dá pra analisar também o contexto geopolítico, histórico e as crenças filosóficas que motivaram as mudanças no mercado e o comportamento da sociedade diante delas.

3 – Atualidades: um tema fundamental

Você já deve ter percebido que o Enem trabalha bastante com assuntos atuais que se conectam com fatos históricos semelhantes. Por isso, na sua preparação para a prova, você precisa acompanhar as notícias do Brasil e do mundo.

Fique de olho em diversos veículos de comunicação com abordagens e opiniões distintas. Essa é uma grande dica para fortalecer seu embasamento e compreender as relações traçadas na prova.

Uma boa vantagem é que essa tarefa é ainda mais fácil hoje em dia, se pensarmos na facilidade em acessar notícias, jornais e fontes confiáveis de comunicação. Que tal fazer disso uma rotina na sua vida? 

4 – Conheça os assuntos que mais caem na prova

Já vimos aqui que a  prova de humanas é composta por quatro disciplinas,  mas é legal saber também que em cada uma delas, existem temas que são mais comuns no exame, ou seja, aqueles que “caem mais”.  Por isso, é bom você ficar por dentro desses tópicos para não deixar nenhum deles de lado. Pra te dar aquela mãozinha, separamos abaixo os assuntos mais comuns por matéria:

– História: a disciplina é dividida em “História do Brasil” e “História Geral”. Na primeira, não deixe de estudar: período colonial, período imperial, Era Vargas e Estado Novo, ditadura militar, Diretas Já e governos pós-ditadura. No aspecto global, dê um gás em Grécia e Roma Antiga, Idade Média, e Primeira e Segunda Guerras Mundiais.

– Geografia: os assuntos mais comuns são geologia, climatologia, demografia, economia, geopolítica, geografia urbana, características dos estados brasileiros, biomas, recursos energéticos e sistemas agrícolas.

– Filosofia: é hora de ler bastante sobre filosofia clássica e seus principais pensadores, que são Aristóteles e Platão. Não deixe de focar também nos conceitos da filosofia moderna, junto com as ideias defendidas por Rousseau e Descartes.

– Sociologia: a matéria promove debates sobre a relação da sociedade e a forma como nos comportamos e interagimos, por isso estude sobre cidadania, organização social, democracia, globalização e movimentos sociais.

Conclusão

Ufa! Deu pra perceber que a prova de humanas vai exigir bastante, tanto no aspecto físico, quanto no mental, certo? Por isso utilize o tempo até o exame para fazer cada vez mais exercícios e se aprofundar nos assuntos que mais aparecem nas provas! Quer mais dicas para se destacar no Enem e tirar aquela nota de arrasar? Então confira nossos textos no blog!

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Homem segurando tablet

Quer receber um conteúdo de qualidade? Se inscreva na nossa Newsletter!

Barra Lateral
Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.
Comece a digitar para ver as mensagens que você está procurando.